Com:unidade Fdc | 2ª temporada

Diálogos sobre os novos tempos.

Novas perspectivas para um mundo em transformação.
A FDC ouviu o mercado para entender os principais desafios que a crise coloca para profissionais e empresas e desenvolveu várias soluções especialmente pensadas para esse momento. Agora, ela amplia o debate por meio de encontros com professores e convidados Alumni FDC para apontar novos caminhos e encontrar respostas em tempos de transformações. Programe-se e inicie a retomada com a FDC.
9 episódios.
Toda quarta-feira, às 18h, de 12/08 a 7/10.

Último encontro

07.OUT.20 | 18:00

Como filtrar a infoxicação?

Por Tomás Penna, Ana Gabriela Dias Cardoso e Luciana Faluba.
Luciana Faluba
Mediadora

Professora e pesquisadora na FDC nas áreas de Marketing, business e estratégia. Doutora em Administração e Estratégia Organizacional e Mestre em Administração e Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Tomás Penna
Gerente Recursos Humanos da Unimed-BH

Com sólida experiência profissional na área de Recursos Humanos, através de 20 anos de atuação em diversos subsistemas de RH (parceiro de negócios, desenvolvimento e remuneração, negociação sindical, folha de pagamento, saúde e segurança, grandes instalações e gestão de mudanças), em empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e exterior (através de um período na África do Sul) – Fiat SA, Braskem SA, CRH Brazil and Unimed BH.  Vasta experiência como HR Business Partner, RH Business Partner, em Employee Experience (EX), Cultura Organizacional e Transformação Digital.

Ana Gabriela Cardoso
Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas.

 Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Jornalista, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Possui pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial, pela PUC-MG, em Gestão com Ênfase em Marketing e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade, ambas pela Fundação Dom Cabral. Concluiu ainda o Programa Internacional em Comunicação Corporativa pela Syracuse University, de Nova York, e ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Todos os encontros

12.AGO.20

Como o Digital pode alavancar meu Negócio?

por Lisiane Lemos, Maurício Mazza e Carlos Arruda.
Carlos Arruda
Mediador
Mauricio Mazza
CIO Mercedes-Benz Trucks & Buses LATAM

Com formação em Engenharia Mecatrônica pela USP e com passagem pela consultoria global Accenture, atualmente Maurício Mazza é CIO – , Chief Information Officer – na Mercedes-Benz no Brasil, onde comanda a frente de TI e de transformação digital do segmento. 

Lisiane Lemos
Especialista em Transformação Digital

Em 2017, foi reconhecida pela revista Forbes Brasil como uma das 91 jovens abaixo de 30 anos que fazem a diferença no Brasil em consequência de suas atividades relacionadas à inclusão e diversidade no ambiente corporativo.

19.AGO.20

Produtividade e escassez de Recursos: como fazer gestão em um cenário de crise.

Por Paulo Resende, Claudio Dias e Benjamin Baptista Filho.
Paulo Resende
Mediador
Claudio Dias
Diretor de Vendas Corporativo na Bosch LAM

Sólida trajetória na área automotiva, com experiência em gerenciamento de projetos, vendas e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente é Diretor de Vendas Corporativo da Bosch LAM.

Benjamin Baptista Filho
Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul.

Engenheiro Metalúrgico, formado na PUC-RJ, em 1976. Desde então, está presente na indústria de aço assumindo várias cargos  até chegar a Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul. Participa ativamente de entidades do setor, em especial nos conselhos da Associação Latino Americana do Aço, da qual foi presidente, em 2013 e também presidente do Conselho Diretor Instituto Aço Brasil, entre 2014 e 2016.

26.AGO.20

Como organizar a minha empresa para dar o próximo passo.

Por Fabian Salum, Renato Nakaya e Bruno Pretti Chieppe.
Fabian Salum
Mediador

Professor de Estratégia e Inovação e pesquisador líder de estratégias competitivas na FDC. Mestre e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Pedro Leopoldo e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Renato Nakaya
Presidente da Sakura Nakaya

Engenheiro Químico e Civil, Dr. Renato é publicamente reconhecido como um dos principais empresários do ramo alimentício de São Paulo. Foi Vice-Presidente do Sindicato de Doces e Conservas do Estado de São Paulo, Vice-Presidente da Associação Kodomo- no-Sono, Diretor da Associação Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Diretor da Beneficiência Nipo Brasileira de São Paulo, Conselheiro do Hospital Nipo Brasileiro e atual Diretor-Presidente da Kenko Incorporações e Participações S/C Ltda. e da Sakura Nakaya Alimentos Ltda.

Bruno Pretti Chieppe
Diretor de Siderurgia/Papel & Celulose na Vix Logística S/A | Grupo Águia Branca

Bruno Pretti Chieppe é graduado em Administração pela Universidade de Vila Velha – UVV, pós-graduado em Logística de Transporte pela Coppead (UFRJ) e Gestão Empresarial pela MMurad (FGV). Iniciou sua carreira na Águia Branca Cargas em 1998, empresa do Grupo Águia Branca. Trabalha na VIX Logística desde 2004, onde exerceu os cargos de gestão nas áreas de operações florestais, locação e fretamento. Em 2014 ocupou o cargo de Diretor de Fretamento, e em 2017 o cargo de diretor responsável pelos segmentos de Siderurgia, Papel & Celulose.

02.SET.20

Como cuidar da Governança em um novo contexto?

por Dalton Sardenberg, Milton Nassau e Vanessa Vilar.
Dalton Sardenberg
Mediador

Professor nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Empresas Familiares, Gestão Estratégica e Administração de Conflitos da FDC. PhD em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham e Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catariana.

Milton Nassau
Consultor Geral e Diretor Integridade da VLI S.A.

Consultor Geral e Diretor Integridade da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas jurídica, fiscal, compliance, de governança corporativa e Segurança Empresarial. Trabalhou anteriormente na CSN e na Vale, tendo também sido International Associate do escritório White & Case, nos Estados Unidos. Professor de Governança Corporativa, Risco e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e diversos artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.

Vanessa Vilar
General Counsel – Unilever Brasil

Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, com mais de 20 anos de prática jurídica, especialmente lidando com Direito do Consumidor, Marketing & Publicidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Assuntos Regulatórios, Direito Ambiental, Concorrencial, M&A e Litígios. Possui MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC), e pós-graduação em Direito Empresarial pela PUC São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA; Membro do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, atuando como Presidente da 2ª Câmara do Conselho de Ética.Atua no Jurídico da Unilever há mais de 17 anos, atualmente no negócio da América Latina, como General Counsel do Brasil e General Counsel.

09.SET.20

Quais competências preciso desenvolver para essa nova realidade?

Por Chris Mesquita, Luiz Buff e Paulo Almeida.
Paulo Almeida
Mediador

Professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral nas áreas de Liderança, Pessoas, Desenvolvimento Organizacional e Neurogestão.

Chris Mesquita
Head de Folha de Pagamento & Market Place Santander

Superintendente experiente com comprovado histórico de trabalho no setor bancário. Hábil em Negociação, Planejamento de Negócios, Bancário, Análise de Crédito e Cartões de Crédito. Forte profissional com YBA: Yield, Believe and Act com foco no Pós Executive MBA – Brasil pela Fundação Dom Cabral.

Luiz Buff
Diretor Executivo - Head da Unidade de Construção da MÉTODO POTENCIAL ENGENHARIA

Engenheiro formado pela UNICAMP, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP pelo PMI, MBA na FDC e certificado RICS em Leadership for Real Estate Development. Iniciou a carreira na área de compras da MERCEDES BENZ, gerenciando as contratações para construção da Fábrica em Juiz de Fora – MG. Trabalhou também na EMBRAER, como administrador de contratos para desenvolvimento de novas aeronaves, na THYSSENKRUPP como Gerente de Projetos no Qatar, na MÉTODO nas áreas de Suprimentos, Comercial Engenharia e Operações, na RACIONAL como Diretor de Engenharia e no BUREAU VERITAS como VP LATAM de Infraestutura e Construção.

16.SET.20

Meu setor está se transformando profundamente: como me manter atualizado?

Por Humberto Martins, Willian Leite e Juliana Teodosio.
Humberto Martins
Mediador

Mestre e doutor em Administração Pública. Professor na FDC nas áreas de gestão para resultados, governança colaborativa, organização governamental e transformação institucional. 

 

Willian Leite
Global Controller na Moove - Grupo Cosan.

Executivo de finanças com mais de 19 anos de experiência devotados à uma carreira em empresas de grande porte e multinacionais em diversos segmentos, como auditoria externa, tecnologia da informação, serviços logísticos & transporte, indústria de papel & celulose, e energia & infraestrutura, com atuação nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Planejamento Financeiro, Custos, Tributário, Tesouraria, Controles Internos e Auditoria Interna e Externa, com passagens por empresas como: PwC, Capgemini, Tegma, Suzano S.A. e Moove (Grupo Cosan S.A.).  Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com especialização em finanças corporativas e investment banking pela FIA-USP, Executive Education in Finance & Securities Law pela New York University – Stern School of Business e  Executive MBA pela Fundação Dom Cabral.

Juliana Teodosio
Head Of Product na Localiza

Executiva de tecnologia com mais de 20 anos de experiência em multinacionais e empresas de grande porte dos segmentos de telecomunicações, serviços bancários, transporte/logística e consultorias em geral.    Formação acadêmica diversificada em Tecnologia e bacharelado em Ciências Econômicas, com especialização em Gestão de Processos e Negócios e em Auditoria Externa pela UFMG e formação executiva através dos programas PDE e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral.

23.SET.20

Como liderar, engajar e orquestrar mudanças que já estão acontecendo e vieram pra ficar?

Por Grazi Mendes, Raquel Zagui e Paul Ferreira.
30.SET.20

Qual a função social da minha empresa na crise e depois dela?

Por André de Almeida, Aline Carvalho e Flavio Canto.
André de Almeida
Mediador

Filósofo e professor na Fundação Dom Cabral nas áreas de Ética, Pensamento Crítico, Filosofia Política, Liderança, Desenvolvimento Individual e de Carreira, Propósito, Legado e Aconselhamento Filosófico.

Aline Carvalho
Gerente executiva de Gente, Gestão e TI na Companhia de Navegação Norsul

Engenheira de Produção, formada pela UFF, com mestrados em Engenharia de Produção pela UFF e Administração pelo IBMEC RJ, alumnus FDC Triple A. Experiência com reestruturação em grandes empresas e uma típica agente de mudança. 

Flavio Canto
Presidente Instituto Reação

Presidente do Instituto Reação, ONG fundada em 2003, que atende cerca de 2.000 crianças, jovens e adultos que praticam Judô diariamente em sete polos no Rio de Janeiro e um em Cuiabá.  O Instituto Reação tem como uma de suas missões lutar pela falta de oportunidade na largada e formar faixas pretas dentro e fora do tatame. Lançou uma startup com metodologia focada na integração de classes e que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano pelo esporte com integração social, escalando a metodologia para projetos pelo Brasil, unindo diferentes públicos e criando um projeto de sociedade.

07.OUT.20

Como filtrar a infoxicação?

Por Tomás Penna, Ana Gabriela Dias Cardoso e Luciana Faluba.
Luciana Faluba
Mediadora

Professora e pesquisadora na FDC nas áreas de Marketing, business e estratégia. Doutora em Administração e Estratégia Organizacional e Mestre em Administração e Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Tomás Penna
Gerente Recursos Humanos da Unimed-BH

Com sólida experiência profissional na área de Recursos Humanos, através de 20 anos de atuação em diversos subsistemas de RH (parceiro de negócios, desenvolvimento e remuneração, negociação sindical, folha de pagamento, saúde e segurança, grandes instalações e gestão de mudanças), em empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e exterior (através de um período na África do Sul) – Fiat SA, Braskem SA, CRH Brazil and Unimed BH.  Vasta experiência como HR Business Partner, RH Business Partner, em Employee Experience (EX), Cultura Organizacional e Transformação Digital.

Ana Gabriela Cardoso
Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas.

 Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Jornalista, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Possui pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial, pela PUC-MG, em Gestão com Ênfase em Marketing e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade, ambas pela Fundação Dom Cabral. Concluiu ainda o Programa Internacional em Comunicação Corporativa pela Syracuse University, de Nova York, e ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Quer saber como foi a primeira temporada? Assista já